·
Pedagogias Ativas/
Práticas em sala/Ostinato/Figuração melódica
·
Método Kodaly
Nesta aula fizemos um
semicírculo e damos prosseguimento falando um pouco mais sobre o grande
educador, compositor, etnomusicólogo, linguista e filósofo Zoltán
Kodály e sua proposta de ensino musical
infantil. Trabalhamos solmização, atividade curricular das crianças na Hungria,
onde se inicia o solfejo das notas sol e mi (terça menor). Começamos com o
manossolfa com a professora solfejando esses intervalos e estendo para a escala
pentatônica.
Cada aluno foi à frente da classe e pôde comandar o
manossolfa tendo como referência a nota “lá” do diapasão, porém Kodaly propõe
como referência somente as vozes. No decorrer da aula foram apresentadas
algumas canções (parlendas) e várias propostas para iniciação do estudo
musical. Fizemos ostinato, marcação do pulso e figuração melódica enquanto
cantávamos as parlendas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário